29 septiembre, 2006

2º Tema de Português

Como a minha impressora também não está muito bem-humorada coloco aqui o meu tema de Comunicação em Língua Portuguesa, um texto sobre o Cotidiano, para que eu o possa imprimir na Fabico.
PS: "Tema" é como se chama no Rio Grande o que em outros lugares se conhece como lição de casa ou tarefa.
Passar de dias.

Aonde pode nos levar essa marcha incessante em que avançamos todos os dias, feita de hábitos mais ou menos comuns, de amigos, irmãos e simples transeuntes, de pequenos prazeres e pesares? Esta é uma pergunta um pouco recorrente no meu cotidiano. Não que eu tenha a pretensão de encontrar a resposta, mas não custa nada divagar um pouco, não é verdade?
Os meus dias costumam ser parecidos, sem alterações muito significativas, o mesmo acontece, creio eu, com as outras pessoas, já que a vida tende a nos deixar parados, a fixar raízes permanentes. Tende a nos deixar na inércia. O que fazer para que os anos não passem em vão? Para que a nossa existência não seja uma mera sucessão de acontecimentos óbvios e repetitivos? Outra pergunta difícil, não acham?
Creio que a resposta certa, o caminho a ser seguido, é aquele que possa nos conduzir a felicidade imediata, cotidiana, do dia-a-dia. Pois o cotidiano é isso, é a parte que nos toca participar ativamente, é o presente. Se o passado não podemos transformar e se o futuro é imprevisível devemos mirar o dia de hoje. Nossos costumes, nossa rotina, nosso caminhar. Devemos nos guiar por um sentimento de justiça com nossas próprias vidas, com o que achamos certo e com o corpo social em que estamos inseridos.
Para mim o cotidiano é isso, uma luta por aquilo que todos buscam, mas a maioria, talvez, de uma forma equivocada: a felicidade.

12 Comentários:

Blogger Jáder disse...

seu Metafísico!

29/9/06 18:23  
Anonymous Anónimo disse...

Felicidade é a sensação de que aos poucos o acaso cede aos meus caprichos.

29/9/06 19:24  
Blogger Felipe Martini disse...

Não entendi, Feliz.

29/9/06 19:35  
Anonymous Anónimo disse...

Já ouviu falar em sorte?

29/9/06 21:57  
Blogger Felipe Martini disse...

E o quéco?

29/9/06 23:24  
Anonymous Anónimo disse...

Eu começo por TEMA ..aqui tb!... :)

Iva.

29/9/06 23:29  
Blogger Felipe Martini disse...

Não entendi, Iva.

Que?

29/9/06 23:57  
Anonymous Anónimo disse...

cadê meu segundo comentário?..eu juro que enviei!!!! cadê?

ahhhhh! essa minha dislexia!!!
eu não quis dizer "começo", quis dizer "conheço"...

sorry babe!

Explicando: aqui também conheço por Tema, ... não chamo de lição de casa não!


Ahhhh! cadê meu segundo comentário? você apagou?

besitos! Iva.

30/9/06 02:57  
Anonymous Anónimo disse...

me pareció muy bueno el divague, sobre todo porque divagar es una de mis actividades favoritas. Estuve pensando un rato antes de escribir. Me parece que no se puede asegurar que los caminos que elige la gente sean equivocados simplemente porque no sean los nuestros.
Debo asumir que su blog hace que se me vengan versos a la mente:(¿tendré alma de payadora?) -
"Caminante
son tus huellas
el camino y nada más
caminante no hay camino
se hace camino al andar
al andar se hace camino
y al volver la vista atrás
se ve la senda
que nunca se ha de pisar
Caminante no hay camino
sino estelas en la mar"

Conclusión de mi divague:
tal vez lo cotidiano sea como trechos aparentemente sin sentido , que sólo adquieren significado dentro de la totalidad del camino que es único e instranferible para cada uno,, y que son inevitables y necesarios en lo que no tenemos más remedio que hacer: andar, siempre andar.. y bla, bla, bla...

un abrazo oriental

30/9/06 03:27  
Blogger Felipe Martini disse...

Não, IVA, não apaguei!!!

Onde está?

-----------

Matera, muchísimas gracias por tu comentario...tal vez tengas razón en lo que diciste. Alma payadora? Tenemos los dos! :)

Un abrazo riograndense!

30/9/06 13:59  
Anonymous Anónimo disse...

ahhhhh! espero sinceramente que você termine a faculdade de jornalismo!!! porque escrever você sabe! então um dia irei ler com orgulho um livro, um artigo seu...e orgulhosa vou pensar "...nossa! olha lá meu erê!!! cresceu meu erê!!!! hahahahaha! como escreves bonito piázinho!!!!!

Iva.

3/10/06 03:07  
Blogger Felipe Martini disse...

Gracias por me iludir, amadaaaa.

Eu adoro essas Iracemas!

3/10/06 18:34  

Publicar un comentario

<< Home

Visitas: