21 septiembre, 2007

Dia de Trabalho

O jovem oficial Jarbas Passarinho tira do gancho o telefone e faz a primeira ligação da manhã. Dia cheio. Bomba em quartel, passeata no Centro, congresso estudantil, jornalistas rebeldes. Às vezes é preciso tomar medidas enérgicas.

Do outro lado da linha está o amigo Octavio Frias, grande patriota brasileiro, defensor inflexível da família, da propriedade e da ordem no país. A conversa se estende por alguns minutos; o oficial a pedir auxílio para a resolução de alguns probleminhas.

O velho telefone volta ao gancho. Jarbas sorri, satisfeito. Mais uma vez o aliado Frias - e os automóveis do seu jornal - lhe serão muito úteis na busca dos terroristas. De pronto o oficial põe-se de pé e chama seus subordinados. Hoje teremos visitas, diz, mui gracioso.

Horas depois vê-se entrar na sala escura os visitantes. Depois do eficiente ritual de sempre, o oficial obtém as respostas desejadas. Com um pouco de firmeza, os jovens convidados, antes mudos, falam prodigiosamente. A delicada cerimônia, tão comum nestes tempos de união nacional, converte qualquer um em grande ficcionista.

Em seguida os marginais são enviados para suas celas, onde cumprirão um curto período de detenção, e assim poderão reabilitar-se de seus desvios sociais, amparados e embalados nos braços do Estado Brasileiro.

E Jarbas, após mais um árduo dia de trabalho na construção do Novo Brasil, pega seu carro esportivo, ano 68, fabricação nacional, e se dirige ao seu doce lar, onde jantará com sua esposa de cabelos encaracolados, assistirá ao Jornal Nacional e lerá contos de fadas aos filhos à hora de dormir.

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

tchê, na primeira vez que eu li eu achei bom, mas normal. Já tive essa idéia, quase igual, mas no lugar do oficial um ladrão, que chegaria em casa à noite e levaria os filhos pra cama. Mas quero dizer que a maneira como tu escreve, não a estilística, mas a objetivística, é ótima. Acho muito fluente as palavras, bem escolhidas, pontuadíssimas. Frase limpa, clara, trabalhada. Gostei muito da pontaria do texto.

3/10/07 17:23  
Blogger Unknown disse...

mas é um talento esse guri

4/10/07 20:10  

Publicar un comentario

<< Home

Visitas: