2º Tema de Português
Como a minha impressora também não está muito bem-humorada coloco aqui o meu tema de Comunicação em Língua Portuguesa, um texto sobre o Cotidiano, para que eu o possa imprimir na Fabico.
PS: "Tema" é como se chama no Rio Grande o que em outros lugares se conhece como lição de casa ou tarefa.
PS: "Tema" é como se chama no Rio Grande o que em outros lugares se conhece como lição de casa ou tarefa.
Passar de dias.
Aonde pode nos levar essa marcha incessante em que avançamos todos os dias, feita de hábitos mais ou menos comuns, de amigos, irmãos e simples transeuntes, de pequenos prazeres e pesares? Esta é uma pergunta um pouco recorrente no meu cotidiano. Não que eu tenha a pretensão de encontrar a resposta, mas não custa nada divagar um pouco, não é verdade?
Os meus dias costumam ser parecidos, sem alterações muito significativas, o mesmo acontece, creio eu, com as outras pessoas, já que a vida tende a nos deixar parados, a fixar raízes permanentes. Tende a nos deixar na inércia. O que fazer para que os anos não passem em vão? Para que a nossa existência não seja uma mera sucessão de acontecimentos óbvios e repetitivos? Outra pergunta difícil, não acham?
Creio que a resposta certa, o caminho a ser seguido, é aquele que possa nos conduzir a felicidade imediata, cotidiana, do dia-a-dia. Pois o cotidiano é isso, é a parte que nos toca participar ativamente, é o presente. Se o passado não podemos transformar e se o futuro é imprevisível devemos mirar o dia de hoje. Nossos costumes, nossa rotina, nosso caminhar. Devemos nos guiar por um sentimento de justiça com nossas próprias vidas, com o que achamos certo e com o corpo social em que estamos inseridos.
Para mim o cotidiano é isso, uma luta por aquilo que todos buscam, mas a maioria, talvez, de uma forma equivocada: a felicidade.